Com o objetivo de observar a evolução do mercado em relação ao uso de dados nas empresas brasileiras, o Cappra Institute utiliza o Índice de Maturidade Analítica (IMA).

Para ajudar a compreender a utilização de dados, o índice consegue mapear a maturidade analítica nas empresas brasileiras. 

De acordo com o estudo Insights da Maturidade Analítica Brasileira, feito com mais de 500 profissionais em 2020, o uso de dados por aqui não é constante.

Uso de dados nas empresas brasileiras

Certamente, muitos gestores entendem que a implementação de um modelo de negócio baseado em soluções de dados pode gerar melhores resultados para o negócio.

Nesse sentido, a pesquisa mostra que 48% dos gestores entrevistados usam dados para tomar melhores decisões estratégicas.

Além disso, em média, 56% dos dados são considerados disponíveis a todos os membros da equipe de colaboradores das empresas no Brasil.

Considerando as empresas entrevistadas, em média, o volume de dados delas corresponde a 10 petabytes, com previsão de crescimento de 175% em 5 anos.

Gargalos do uso de dados nos negócios

Já em relação aos principais aspectos que os gestores percebem em relação aos gargalos da aplicação do modelo de dados, os destaque são:

– Falta de dados para a tomada de decisão mais assertiva;

– Falta de confiança na qualidade dos dados existentes;

– Demora entre a requisição e o recebimento dos dados.

De acordo com a pesquisa do Cappra Institute, estes aspectos mostram a existência de uma gestão de dados em grupos isolados, ou silos de informação.

Ou seja, nesse caso a gestão tem dificuldade para agregar e cruzar diferentes fontes e tipos de dados, principalmente pela cultura das organizações.

Segundo os resultados do IMA, os silos de informação acontecem quando os dados não pertencem à empresa, mas sim ao setor de origem.

Os motivos para esta visão sobre os uso de dados nas organizações são:

– Estrutura organizacional sem troca de experiências e soluções;

– Falta de consistência em negócios aplicados aos dados.


Fonte: Mundo do Marketing

Leave a Reply

Copyright 2021. Agência 7lab. Todos os direitos reservados.